Pesquisar este blog

Por Wood
Nordeste 02/10/16 20h

Foto: Wood

O 3º Natal Moto Fest aconteceu na Praça Pedro Velho, conhecida também como Praça Cívica, no bairro de Petrópolís nos dias 23 e 24 de setembro de 2016.

Fonte: http://www.revistamotoclubes.com.br/
Natal, capital do Estado Rio Grande do Norte, com clima tropical chuvoso quente com verão seco, com temperatura média anual de 26°C, podendo chegar a 30°C no verão e cair para 24°C no inverno.

A econômica está centrada no setor terciário, com o comércio e prestação de serviços, seguida pelo setor secundário com complexos industriais de grande porte.

Saímos de Jaboatão do Guararapes – PE as 05:30h no dia 23/09 com destino ao 3º Natal Moto Fest – RN. Percurso estimado 304 km até a Praça Pedro Velho, Natal – RN. Pegamos a BR 101 sentido PB, antes paramos na Cidade de Abreu e Lima para abastecer.

Nossa segunda parada foi na divisa de Estados entre Pernambuco e Paraíba para tirar uma foto.

Foto: Andréa Paula

A terceira parada foi na divisa entre Paraíba e Rio grande do Norte, fizemos o registro e seguimos viagem.

Às 08:30h paramos (quarta parada) no Restaurante União, já na Cidade de Goianinha, RN. Para tomar um café da manhã outra vez (rsrs), ótimo café regional, bom preço, limpeza excelente do restaurante e abastecemos outra vez a Maria Bonita (minha moto).

Chegamos no centro de Natal e passamos direto rumo ao marco zero da BR 101 (Rod. Gov. Mário Covas), localizado na Cidade de Touros no Rio grande do Norte. A partir do km 41, logo após a entrada que dá acesso à praia de Maracajaú, quase não víamos carros na BR, praticamente deserta nos dois sentidos.

Chegamos no marco zero da BR 101 às 12:00 em ponto, após rodar 400 km. Pense na nossa alegria e satisfação estarmos ali!

Foto: Wood
O início da BR é quase deserto, quase não se passa automóvel.

Foto: Andréa Paula

Fomos as fotos na placa onde indica o início da BR 101, e ao arco formado por dois lados diferentes em estrutura de concreto armado onde ficava o Marco de Posse, mais conhecido como Marco de Touros.

Foto: Wood

“Em 1976, o símbolo teve que ser retirado do local porque estava se deteriorando com a maresia e vento, além de sofrer com a ação dos moradores que costumavam tirar lascas para fazer chás milagrosos acreditando nos poderes de cura da pedra.”(França, 2014)

Perto do km 0 com acesso por uma estrada de terra, fica o farol do calcanhar sob responsabilidade da marinha do Brasil. Não pudemos entra pois, o horário de visitação é só aos domingos das 14 às 17horas. Tiramos fotos do lado de fora.

Foto: Wood
Após as fotos nesses dois locais, seguimos para Touros para um reabastecimento e seguimos para o nosso hotel em Natal.

Ficamos hospedados no Imirá Plaza Hotel, localizado na Via Costeira (Avenida Senador Dinarte Mariz), de um lado, hotéis de luxo e categoria mediana, do outro, oposto a praia, dunas e terrenos de vegetação conservada, pertencente ao Parque Estadual da Duna s de Natal.

Foto: Wood - Imirá Plaza Hotel

Foto: Andréa Paula - Imirá Plaza Hotel

Fonte: http://www.praiasdenatal.com.br/via-costeira-de-natal/
A noite, após descansar da viagem e previa visitação turística, fomos para o local do evento do 3º Natal Moto Fest. Lá encontramos nosso amigo Ezequiel Andrade, super acolhedor como sempre, e um dos organizadores do evento.

Contamos com a presença de mais Imortais do nosso grupo que chegaram depois, Capoeira e família, assim como, Paulo nos avisou da sua chegada a Natal no final da tarde.

No sábado dia 24/09, eu e Andréa saímos para visitar alguns pontos turísticos da cidade.

Começamos pelo Farol de Mãe Luíza, não podemos entrar por ter seu horário de visita somente aos domingos das 14 às 17 horas.

Fonte: www.hotelmarsol.com.br

Seguimos para o Memorial Câmara Cascudo e Pinacoteca, ambos próximos.

Foto: Wood - Mem. Câmara Cascudo
Foto: Andréa Paula - Mem. Câmara Cascudo
Foto: Wood - Pinacoteca
Foto: Andréa Paula - Pinacoteca

Foto: Wood - Igreja N. Sra. da Apresentação

Depois fomos até o Centro de Turismo de Natal e Parque das Dunas.

Foto: Wood - Centro de Turismo de Natal

Foto: Andréa Paula - Parque da Dunas
Foto: Wood - Parque da Dunas

Como ninguém é de ferro, paramos para almoçar após encontrarmos Paulo e Fernanda na volta do Parque das Dunas. Depois do almoço, continuamos nosso city tour.

Próxima parada, Aquário de Natal. Lindo por sinal, diversas espécies marinhas, como também terrestre. Além de visitação, o aquário funciona como centro de reabilitação. Paga-se uma taxa para entrar, somos acompanhados por monitores durante o passeio, onde recebemos aula sobre os seres que ali estão.

Do aquário, já próximo do fim da tarde, partimos para as dunas de Genipabu, final da RN 303, onde tem o passeio de dromedários nas dunas. Andréa e Fernanda foram conferir o passeio nas dunas que custa R$ 60,00 por pessoa, mais R$ 20,00 da roupa para ficar a caráter.

Foto: Wood - Dunas de Genipabu
Foto: Andréa Paula - Dunas de Genipabu

Fim do dia, voltamos para o hotel para descansar um pouco, e a noite novamente curtir o moto fest junto com Paulo e Fernanda.

Capoeira fez seu passeio a parti em família, curtindo o sol e a praia de ponta Negra.

Domingo dia 25/09 nos despedimos da maravilhosa e turística Cidade de Natal e retornamos para casa. Mais ainda fizemos uma parada para almoço em um posto de combustível em Nova Mamanguape, PB, as margens da BR 101, voltando para Recife.

Rodamos um total de 930 km entre ida, passeios e volta.

Agradecemos mais uma vez a nosso amigo Ezequiel Andrade pela grande receptividade. Nós, da família Imortais do Asfalto, esperamos está presente mais uma vez em 2017.